Dieta do Ovo
O consumo de ovo em sua dieta alimentar, ajuda e muito no emagrecimento e na reconstrução muscular, onde é muito consumido por pessoas de academia, ou que fazem algum tipo de exercício para perder peso.
No entanto, é preciso tomar muito cuidado com essa dieta, pois além de ser benéfico, pode também ser prejudicial à saúde, se feita de forma errada.
No entanto, é preciso tomar muito cuidado com essa dieta, pois além de ser benéfico, pode também ser prejudicial à saúde, se feita de forma errada.
As celebridades que fazem essa dieta, tem uma alimentação balanceada, acompanhada por nutricionistas e fazem exercícios.
Benefícios
O ovo, é um alimento quase que completo, já que contém Colina (Encontrada na gema do ovo e recupera, protegendo as células cerebrais), Albumina, Proteína, Aminoácidos, Gorduras Polissaturadas e Monossaturadas, Zinco, Cálcio, Vitamina A, Vitamina B12, Biotina Triptofano, Folato, Vitamina E, Vitamina D, Vitamina K e Sais Minerais, Zeoxantina, Luteína.
Por conter todos esses ingredientes, o ovo se torna benéfico para não só na reposição muscular, quanto no humor, por ajudar a liberar a serotonina, ajuda a fortalecer os osso, a diminuir o colesterol, a melhorar o cabelo e as unhas, melhora a visão e por aí vai.
Mas atenção! O ovo não deve ser consumido cru, pois neste estado, contém Avitina, que causa queda de cabelos e piora na pele, além de poder conter Salmonela, uma bactéria aviária, que causa uma infecção grave no intestino e prejudica outros órgãos.
Malefícios quando feita de forma errada
Vamos começar com a polêmica, onde dizem por aí, da dieta do ovo conhecida como a dieta da USP. Essa dieta, não é criada pela universidade e nem por um dos seus docentes, ou alunos, aprovado por ela.
Segundo essa dieta que circula por aí, com o nome da dieta da USP, e instituição de ensino diz que não a inventou, e que quem a ‘criou’ colocou esse nome apenas para ter credibilidade. Chegaram até mesmo entrar em contato com a instituição, onde foi informado que a própria Universidade a desconhece.
Apesar de a dieta poder ser feita somente com a clara, ou com o ovo inteiro, contendo a gema, ela não surtirá efeito se você não tiver uma alimentação balanceada e não praticar nenhum tipo de exercício, ou seja, ser completamente sedentário.
Ainda mais que a Albumina, para ser ativada no nosso organismo, é preciso fazer algum exercício físico, nem que seja durante o trabalho, com caminhadas entre seções por exemplo, ou trabalhos domésticos.
Como o ovo é rico em proteínas, é preciso ter um consumo equilibrado, não só de outras vitaminas e minerais, encontradas nas verduras e nos legumes, mas também é preciso ter um consumo equilibrado de carboidratos, para não sobrecarregar seu organismo com a parte proteica, pois é o carboidrato que vai ajudar o seu organismo a absorver a proteína.
Caso todo o carboidrato seja cortado da sua alimentação, não só terá tonturas e desmaios, quanto também pode desenvolver a hipoglicemia, que é muito perigoso para o organismo.
Como emagrecer com saúde utilizando a dieta
Cada dieta tem efeito diferente em cada organismo humano, além de ter várias formas de fazer, dependendo do que se deseja, seja somente para perder peso, ou até mesmo para ganhar mais massa muscular, é essencial, acima de tudo, procurar o seu médico, para ver o seu perfil, fazer exames, saber se faz exercícios ou não e quais as suas restrições, para melhor balancear, para perder os "quilinhos" desejados com saúde.
Como a dieta do ovo pode ser conciliada com uma alimentação balanceada, sem ter que cortar por completo o carboidrato, o ideal é consumi-lo na parte da manhã, no desjejum, pois vai te dar mais energia e saciar sua fome por mais tempo.
Como a dieta do ovo pode ser conciliada com uma alimentação balanceada, sem ter que cortar por completo o carboidrato, o ideal é consumi-lo na parte da manhã, no desjejum, pois vai te dar mais energia e saciar sua fome por mais tempo.
Dependendo do caso, ainda pode-se agregar um ovo cozido nas refeições, ou meia hora antes do almoço ou janta, que ajudará a te saciar mais e comer menos alimentos, nas refeições principais.
O máximo de ovos diários, seja com a gema ou não, é de cinco ovos por dia, caso seja um atleta, ou faça exercícios de longa duração e com alto impacto, e de no máximo três ovos, se não pratica exercícios diários, seja sedentário, ou seja exercício de baixa intensidade.
Os ovos de codorna também podem ser consumidos, no lugar dos ovos de galinha, onde cinco ovos de codorna, equivalem a um de galinha.
Os ovos de galinhas criadas soltas no quintal, digamos assim, ou de galinhas caipiras, tem quatro vezes mais Vitamina A, que os ovos de granja.
Portanto, se tiver como adquirir ovos desse tipo, melhor ainda. Se não, pode continuar a consumir os de granja, que são os que compramos no mercado. Terá o mesmo efeito.
ovo cozido com salada de cenoura e alface
ovo mexido
ovo cozido com salada de cenoura e alface
Tipos de dieta do ovo para emagrecer com saúde
Dieta da clara do ovo
Consuma somente as claras cozidas no café da manhã, podendo ser acompanhado com um suco. Consuma mais uma clara cozida nos intervalos das principais refeições ou no lanche da manhã (Entre o café da manhã e o almoço) e no lanche da tarde (Entre o almoço e a janta). Não se esquecendo de ter uma alimentação balanceada com duas a três colheres de sopa de arroz, salada verde, um filé pequeno de frango ou peixe e algum legume cozido como cenoura, abobrinha, etc. Evite frituras, carne vermelha e doces. Equilibre também a quantidade de frutas consumidas durante o dia, seja comendo-a, ou a tomando em forma de suco, pois tem frutas que são muito calóricas e com uma quantidade grande de frutose.
Dieta do ovo cozido
Coma de um a dois ovos inteiros e cozidos no café da manhã, podendo ser acompanhado por uma fatia de pão, de preferência integral. Meia hora antes do almoço e da janta, coma um ovo cozido, ou introduza um ovo cozido nessas duas refeições, substituindo a carne, seja a branca, ou a vermelha.
Ovo cozido com batata doce:
Batata doce chips
Nesse caso, encontrei a mesma receita, onde um usa o ovo cozido inteiro e outro só se ingere as claras. Nesse caso, vai ficar a seu critério. No café da manhã, coma dois ovos cozidos, uma batata doce pequena cozida e mais três a quatro biscoitos de maizena, ou uma fatia de pão. Nos lanches entre as refeições, tome sucos cítricos, como laranja, limão por exemplo. No almoço, coma uma alimentação leve com pouco arroz, uma carne branca e salada. No lanche da tarde, pode comer uma batata doce, ou três ovos, além de tomar um suco cítrico. Na janta, Comer três ovos com salada de alface, tomate e legumes. Antes de dormir, tome somente um copo de leite puro, sem açúcar.
Considerações finais
Como vimos, a dieta do ovo tem várias formas de fazer, assim como tem seu lado bom e seu lado ruim, sendo essencial à procura de seu médico para te avaliar e definir a melhor receita dessa dieta para você. Além de já ser deixado claro, que é essencial os exercícios, nem que sejam leves e que sejam do dia a dia, tanto no trabalho, quanto em casa, deixando de lado o sedentarismo.
Como o consumo de proteína aumenta em seu corpo, é muito importante a ingestão de água a cada uma hora, sendo um copo de duzentos e cinquenta mililitros por hora.
Seguindo essas dicas, é só seguir a receita que mais se encaixa a você e boa dieta!
Seguindo essas dicas, é só seguir a receita que mais se encaixa a você e boa dieta!
Comentários
Postar um comentário